ATIVIDADES 4 : CONCEITO DE CURRICULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO.
Aluna: Diana Cely Sousa dos Santos
Texto: Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
- PARA MELHOR COMPRENDER O CONCEITO DE CURRICULO E COMO AS TECNOLOGIAS SE INTEGRAM AO CURRICULO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS DURANTE ESTE CURSO, VAMOS REFLETIR SOBRE AS SEGUINTES QUESTÕES:
- O QUE É CURRICULO?
Em resumo entendemos o currículo como o projeto que preside as atividades educativas escolares, define suas intenções e proporciona guias e ações adequadas e úteis para os professores, que são diretamente responsáveis por sua execução. Para isso, o currículo proporciona informações concretas sobre que ensinar, quando ensinar, como ensinar e que, como avaliar. (psicologia e currículo São Paulo, ática, 1996, p. 43-5)
- QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO DO CURRICULO?
A utilização de novas tecnologias da informação pode trazer contribuições significativas nas práticas pedagógicas dentro das escolas e nas atividades do professor em sala de aula de forma que venha propiciar, enriquecer e diversificar métodos positivos no processo de ensino aprendizagem do aluno.
- COMO INTEGRAR EFETIVAMENTE AS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO DO CURRICULO?
Com analise do texto é responsabilidade do professor fazer a integração entre tecnologia e currículo. Ele poderá integrar conteúdos disciplinares desenvolver projetos utilizando os recursos das tecnologias digitais. Mas seguindo os planos educacionais básicos pré-estabelecidos em lei.
5. COMO DESENVOLVER PROJETOS NO ÂMBITO DO CURRICULO?
O trabalho por projetos potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimentos, assim como a integração de várias mídias e recursos, os quais permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao âmbito curricular na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário