segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atividade 5


Atividade 5 - Olhando para uma prática com o uso de tecnologias (Portal do Professor)
Aluna: Diana Cely Sousa dos Santos
Tema da aula: Meio Ambiente
Série: Ensino fundamental final
Autora: Diana Cely Sousa dos Santos
Áreas: Língua Portuguesa e Meio Ambiente.
Objetivo: Conscientizar nossos alunos e m relação ao índice crescente de desmatamento em nosso País e a reflexão sobre propostas que venham contribuir na mudança de atitudes.
Duração das atividades: 2 a 3 aulas de 50 minutos.
Recursos tecnológicos utilizados nas aulas: vídeo e computadores.
Disponível em: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br

Síntese da aula comentada.


No primeiro momento a professora faz a leitura do texto e informa aos alunos as principais características da região amazônica e usa como material de apoio o texto “Breve história da Amazônia no endereço eletrônico http://.www.webartigos.com/articles/4746/1/breve-hitória-da-amazonia/pagina1.html
O recurso tecnológico utilizado para realizar esta atividade foi através de vídeo apresentado aos alunos.
Na seqüência o professor apresenta os vídeos aos alunos. Esses recursos áudios-visuais trazem informações importantes sobre o desmatamento na região e também sobre as ações no meio ambiente.
Após a apresentação dos vídeos é o momento da ação prática, na qual acontecem debates sobre o tema apresentado, momento em que os alunos expõem seus posicionamentos e críticas e após isso é solicitado para a turma uma produção textual para que apresentem suas reflexões sobre o que conseguiram assimilar do vídeo.
Trabalhar sobre este tema foi uma situação muito oportuna haja vista os eventos muito divulgados pela mídia como as catástrofes ambientais que afligem o mundo todo, e aqui no Brasil mais recentemente temos acompanhado o caso dos desabamentos e inundações ocorridas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, o projeto em andamento da construção da Usina de Belo Monte no rio Xingu, e o processo de desmatamento e da não utilização de fontes de energias que não agridam o meio ambiente e as possíveis soluções buscadas pelos órgãos governamentais e da sociedade civil organizada muitas vezes em conflito.



Atividade nº 06 (Olhando para uma prática com o uso de tecnologia)
Aluna: Diana Santos
Vídeo 01: “Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia”
Vídeo 02: “Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica”


SINTESE AVALIATIVA

Os vídeos mostram que cada vez mais o homem vem degradando com o meio ambiente em especial a região amazônica. Vários fatores vêm contribuindo para essa degradação. O garimpo teve conseqüências graves do ponto de vista ambiental, devido à contaminação por mercúrio dos rios amazônicos.
O avanço da pecuária traz consigo grandes queimadas destinada a eliminar a vegetação para abrir espaço às pastagens. Assim como a proliferação de centros urbanos, cada vez mais numerosos, cria novas necessidades de terras agrícolas, e o resultado dessa situação é que dez por cento da área amazônica já foi desmatada.
È possível observar nas imagens que os recursos tecnológicos, podem ser utilizados enquanto meios de apoio ao trabalho do professor no desenvolvimento não só da leitura como da interpretação e produção textual. Estes recursos precisam sobre tudo favorecer aos alunos oportunidades e contatos com novas tecnologias para a construção do seu conhecimento acadêmico dentro da escola, mas acima de tudo capacitá-los enquanto indivíduos reflexivos e críticos favorecendo sua visão de mundo e ampliando suas possibilidades de transformação da realidade em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário